Mensagem do Lee Hom

Apesar de essa nota ter sido escrita por Lee Hom em 13 de Junho de 2006, quando ganhou o Prêmio de Melhor Cantor Masculino no Golden Melody Awards (quase que equivalente ao Grammy na China), as suas palavras podem servir de inspiração e guia para todos, em qualquer momento, situação de suas vidas. Segue a mensagem:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
LeeHom no 17º Golden Melody Awards


“Obrigado a todos pelos parabéns! É uma grande honra para mim, ganhar esse prêmio novamente, após 7 anos.

Eu queria ter usado o meu discurso de aceitação do prêmio como uma oportunidade para falar da importância de treinar/praticar e para encorajar o público a trabalhar forte. Infelizmente, o tempo para o discurso era limitado e eu só pude falar uma parte do que queria. Aqui está o que EU REALMENTE queria dizer:

Eu nunca pensei que tinha uma boa voz. Em 1999, quando ganhei esse prêmio pela primeira vez, eu sabia que havia sérios problemas e limitações em minha voz, causados por mal-hábito e pouca técnica. Eu tinha dificuldades e às vezes até doía quando eu cantava. Sinceramente, quando eu recebi aquele prêmio, fiquei assustado. Pensei, “Minha voz não faz o que eu quero que faça... como alguém com todos esses problemas vocais pode ser considerado o melhor vocalista masculino do ano?!”

Daquele momento em diante, Eu trabalhei ainda mais duro em minha voz apesar de várias pessoas dizerem, “Canto não pode ser aprendido. Você ou tem o dom ou não.” Nunca acredite em alguém que tenta lhe dizer que você não pode fazer algo. Se realmente deseja aquilo, você encontrará o seu caminho. Mas, a maioria das pessoas ODEIA praticar/treinar porque isto lhes forçam a ficar frente a frente com suas fraquezas e a colocar em evidência as coisas em que não são bons. Praticar/treinar nos faz sentir desconfortável e às vezes abalam a nossa confiança. Mas, você não progride ficando na zona confortável. Você não progredira sem aventurar-se além do que já sabe.

Sete anos depois, Eu ainda não acho que tenho uma voz excelente, mas eu sei que hoje sou um cantor muito melhor do que antes. Essas melhoras vieram DEVAGAR como resultado de um compromisso e dedicação fiel a um regimento de prática vocal. Eu pratico/treino quase todos os dias e sempre faço aquecimento antes de cada performance (até mesmo quando é somente uma sessão de autógrafo). Eu fico focado nas passagens difíceis de cada canção (ao invés de aproveitar só as partes fáceis) e trabalho nelas até que se tornem fáceis. Fazer isso constantemente parece horrível e pode ser embaraçoso quando, por acaso, me escutam praticar. Mas, funciona. E se a prática/treino funciona comigo, ela pode funcionar com você também.

Quer você será um cantor, um ator, um atleta profissional, ou O QUE FOR, a prática/treino é a chave para conseguir melhores resultados. “...” Para um estudante, a prática pode significar se preparar para um teste e trabalhar em suas fraquezas (matéria que não sabe muito). Odeia praticar/treinar? Bem, eu aprendi a gostar.

Eu sinceramente espero que os novos artistas chineses possam se dar conta da importância do treino/prática. Nossos competidores não deveriam ser uns aos outros, mas sim, os artistas internacionais que historicamente estabeleceram o padrão da música popular. Eu sei que se trabalharmos forte para melhorar as nossas habilidades, nós estaremos a um passo, mais próximos, de fazer da música pop chinesa um fenômeno mundo a fora.

Boa sorte a todos e bons treinos!

Bem, aí está o meu discurso completo. Isso era o que teria dito se tivesse 5 minutos!

Obrigado por tê-lo lido e novamente, obrigado pelo apoio. Agora que ganhei novamente, continuarei a trabalhar ainda mais duro. Espero que algum dia eu tenha a voz que realmente mereça tamanha honra!

Amor, Paz, Música!
Leehom
13 de Junho, 2006”

Créditos: wangleehom.com / Tradução: Roberta

10 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela tradução Roberta =D!! Não tinha lido essa mensagem ainda =D.
Gostei muito dessa mensagem do Lee Hom, apóio tudo que ele falou e estou já a algum tempo me colocando fora da "zona confortável" e me esforçando, como ele mesmo disse. Gostei muito de saber também que ele se esforçou muito e que já foi dito que ele não poderia melhorar; hoje ele é, pra mim pelo menos, o melhor cantor do Mandopop (e mais modesto também xD).
Teh+!!

Anônimo disse...

Ehh... Só para avisar que acho que o relógio está errado xD. Aqui no meu celular o post foi feito às 15:32 e não 9:32, mas num tenho certeza se é erro, sei lá xD.
Zai Jian!!

Anônimo disse...

Oi Chen!
Obrigada por visitar o 'OurHome Brasil'. :) Concordo com você, o LeeHom realmente é o melhor cantor de mandopop. Ele sempre me impressiona pelo seu talento. Acho essa mensagem dele muito inspiradora. :)
Espero que visite o 'OurHome Brasil' mais vezes. Se quiser participar do blog é só avisar! :) Quanto mais gente colaborando com o blog melhor!
Saludos!

coito interrompido disse...

well, concordo com tudo o q ele disse,porém a maior parte dos artistas chineses tem um pop muuuuuito ocidentalizado, eu mesmo, demorei pra me assumir fan do leeãHomzinho, so fui ama-lo totalmente com shangri-la, pra mim, foi o melhor disco pop asiatico original q ouvi até agora, perfeito, encontro de ritmos e culturas tão distintas, mas na voz do leeãHOmzinho tão proxima da gente! Lindooooooooo! Ahaza! jay cou não é de nada! XD

Anônimo disse...

Acho que essa ocidentalização era inevitável e acho que facilita o processo de ocidentais se acostumarem com os instrumentos e estilo musical oriental. Shangri-La foi mesmo muito bom pela mistura que acredito que alcança os dois lados do globo. Razão pela qual acho que este blog é muito importante para contagiar o lado de cá com a boa música do LeeHom =D
E... Qualé xD!?! Jay Chou é muito bom também, deve ter bastante fã do LeeHom q concorda comigo, neh!?!

@Roberta
Ficaria feliz em poder ajudar o blog no meu tempo livre =D, mas num sei muita coisa sobre informática e talz, só se for útil ajudar em traduções do Inglês e Espanhol, ou ainda para achar mídia legal (mas aí não saberia o q fazer com ela, então te passaria xD). Serve? E pode deixar que estou fazendo visitas mais freqüentemente; gostei bastante das últimas atualizações =D.

Anônimo disse...

@CoitoInterrompido: Eu também adoro "Shangri-La" é um dos meus albuns preferidos do LeeHom. Foi a partir dele que o LeeHom inciou na música pop chinesa e taiwanesa a fusão de música ocidetal (influência de ter nascido e ter sido criado nos EUA) com a música oriental (influência de suas raízes chinesas).

@Chen: Eu espero que esse blog sirva para apresentar aos nossos conterrâneos a música do LeeHom. :)
Eu também gosto do Jay, ele é bastante talentoso e suas músicas são legais. Mas, meu preferido sempre será Leehom. heehe
Ahh Chen! Toda ajuda é bem vinda! Me diz seu e-mail!

cockney girl disse...

eu adoro leehom,ele é muito talentoso e muito esforçoso!a1musica é sua vida!nao sei como exprimir,mas eu gosto dele nao e porque so porque ele é leehom.

cockney girl disse...

roberta,muitos fans do leehom nao gosta do jay e nao gosta que compara jay com leehom.

Anônimo disse...

Adorei ler o relato dele e concordo com ele em tudo, para que consigamos atingir aquilo que queremos é preciso muito trabalho e persistência! As coisas não vêm por acaso....

E mais uma vez, parabéns pelo site! \o/

Allan Nywner disse...

Gostei muito...
Ele eh o cara...
Comecei a estudaR cantones por causa dele.. ^^