Biografia

Em poucas palavras, quem é Lee Hom?

Alexander Wang-Lee Hom ( em chinês: 王力宏 ; em pinyin: Wáng Lìhóng; melhor conhecido como Lee Hom Wang ou Wang Lee Hom) é um cantor, compositor, produtor e ator americano de descendência taiwanesa que conquistou sucesso em Taiwan, na Malásia, China, Hong Kong, Singapura, Tailândia e o resto do sudeste da Ásia.

Uma Breve Biografia:

Lee-Hom nasceu em Rochester, Nova York, em 17 de Maio de 1976. Estudou música no Williams College e na “Berklee College of Music” (Jazz Piano & Composition).

Wang vem de uma família com inúmeros acadêmicos de destaque: seu pai é pediatra; seu irmão mais velho Leo (Lee-De) Wang estudou na Universidade de Yale e fez doutorado na Universidade de Chicago, atualmente é um médico residente em Chicago; Seu irmão mais jovem, Lee-Kai Wang, é estudante na MIT; e vários de seus familiares são doutores. Assim como muitos de sua família, Lee Hom levou em consideração a carreira médica.

Ele poderia com facilidade entrar em qualquer das melhores universidades de medicina dos EUA, pois era um aluno de destaque no colégio, tirou uma das notas mais altas no SAT (equivalente ao Vestibular e/ou ENEM brasileiro), se formou com honras e recebeu um prêmio por isso, o mais elevado prêmio dado a estudantes nos EUA. Mas, no último instante, ele se deu conta de que sua maior paixão era a música e apesar das críticas de sua família, decidiu entrar na Williams College para perseguir o seu sonho de se tornar músico. Mesmo depois de uma decisão pouco convencional, ele resolveu se arriscar e no fim, acabou se tornando a escolha certa.

Ele tornou-se um dos cantores e músicos que revolucionaram a indústria musical chinesa. Além de cantar, Lee Hom atua em diversas áreas da produção musical: compondo, produzindo, fazendo os arranjos, escrevendo as letras (apesar de só ter se tornado fluente em chinês aos 18 anos), tocando os instrumentos (inclusive os de acompanhamento) e até dirigindo seus videoclipes.

Ao fazer a combinação da música ocidental com instrumentos chineseses clássicos, Wang deu uma guinada diferencial na música chinesa. Ele têm em seus créditos 12 albuns em Mandarim, ainda não têm um album produzido em inglês, mas é um dos compositores e produtores principais da Sony BMG. Ele é também, dono de 2 estúdios musicais, Homeboy Music Studios, situados em Nova York e em Taiwan. Em seu 10º album, “Shangri-La”, Wang incorpou a música pouco conhecida das minórias da China, criando um estilo que denominou “Chinked Out”. Ele ainda experimentou as músicas tribais da China, do Tibet e da Mongólia, viajando por essas áreas carregando 15 kg de equipamentos enquanto lutava contra a altitude e a escassez de comida. No album seguinte, o 'Heroes of Earth' (lançado em 2006), ele incluiu nas músicas, elementos da Opera de Beijing, continuando no mesmo espírito “Chinked Out”.

O estilo que LeeHom criou, o “Chinked Out”, fez muito sucesso, mas contrariando a sua gravadora, ele deixou o estilo de lado no seu novo álbum. Lançado em 2007 o 12º CD (em mandarim) de sua carreira, “Change Me”, possui um ar retrô e simplista cuja influência e inpiração foram tiradas da época em que se passa a história do filme “Lust, Caution” (novo filme de Ang Lee em que Lee Hom fez parte como ator).

Atualmente, o LeeHom vem trabalhando na divulgação de seu álbum e de seu mais novo filme “Lust, Caution”. Além de estar também fazendo shows e preparando um musical.

__________

OBS.: Esta página está em fase de contrução. O texto sofrerá mudanças no futuro. ^_^
Créditos: Tradução & Adaptação da Pág na Wikipedia por Roberta de Mello